Como não Levar Multa em Outro País

Como não levar multa em outro país é uma preocupação de muitos condutores, inclusive, dos que viajam de carro ou moto por outros territórios. É muito comum que os motoristas brasileiros viajem com veículos próprios quando vão visitar países que se localizam na fronteira brasileira, como Uruguai, Paraguai, Argentina, entre outros. Os países do Mercosul, aliás, são bastante visitados pelos brasileiros de carro ou moto, já que não é necessário passaporte para atravessar o país, bastando apresentar a carteira de identidade com menos de 10 anos, não plastificada e que não esteja rasurada nem rasgada.

No entanto, para saber como não levar multa em outro país, é preciso que o condutor do veículo se informe sobre o que muda em relação às leis de trânsito quando chegar ao país vizinho. Embora as mudanças não sejam imensas, sempre existem situações em que o cuidado deve ser redobrado. Aliás, isso é o que não pode faltar ao visitar outra nação dirigindo, a atenção às sinalizações, porque elas são as responsáveis por dar boas dicas sobre as leis de trânsito locais.

Além disso, para como não levar multa em outro país só não cometendo infrações, ainda mais se o carro for alugado, porque se o motorista é multado, a infração é registrada automaticamente na locadora em que o veículo foi alugado, e o condutor terá que pagar uma taxa para o envio do documento ao Brasil. Já no momento em que o aviso chegar ao país, o condutor infrator deve depositar o valor da multa no banco internacional apontado na fatura. E mais, o motorista que não pagar esse valor poderá ter problemas com o passaporte e dificuldades para embarcar para outros países.

Porém, a história não termina aqui, em situações em que o documento é apreendido, o passaporte é enviado para o Ministério das Relações Exteriores e depois ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que irá julgar a infração e aplicar a pena necessária. De acordo com Denatran, Portugal é o país que mais multa os brasileiros e retém a habilitação.

Leis de Trânsito na América Latina

É sempre bom se informar sobre as leis de trânsito do país em que se vai viajar com veículo próprio para não correr o risco de levar multa em outro país. Para tanto, seguem algumas regras que valem para alguns países da América Latina. Assim como no Brasil, o cinto se segurança, por exemplo, é obrigatório para todos os passageiros do veículo no Uruguai, Argentina, Chile e Bolívia, o mesmo vale para o extintor de incêndio e para oCertificado de Registro e Licenciamento de Veículo – CRLV.

Já as cadeirinhas e assento de elevação para crianças são uma obrigação na Argentina, Uruguai e Chile e o seguro carta verde é exigido na Argentina e no Uruguai. Esse documento é o seguro obrigatório para automóveis quando em viagem para países  do Mercosul.Na Argentina, é exigida a autorização para tráfego de veículo fora do território nacional (autenticado em cartório e legalizado no Ministério das Relações Exteriores) quando o carro for de empresa, emprestado ou financiado por leasing.

Já no Uruguai e Chile, a mesma autorização para tráfego de veículo fora do território nacional, porém, autenticado em cartório e legalizado no consulado chileno e uruguaio, é uma exigência se o carro for de empresa, emprestado, financiado por leasing, consórcio ou CDC. As cadenas (utilizadas quando se trafega em pistas com neve) são obrigatórias na Argentina e Chile, bem como o cambão ou cabo de aço, que é uma obrigação na Argentina, além dos apoios de cabeças nos bancos traseiros, kit de primeiros socorros e do triângulo adicional, o qual é exigido no Chile também.

banner-2-carta-de-vendas-tira-multa

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados TiraMulta.com Copyright ©.