Como Evitar Acidentes e Não Levar Multa
Segundo dados do Seguro DPVAT, no Brasil, ocorre um acidente de trânsito a cada 30 segundos, embora todos eles possam ser evitados com uma série de cuidados que integra a atitude de um motorista defensivo. Dessa forma, como evitar acidentes e não levar multa é possível em diferentes situações. No caso de uma colisão entre dois carros frente a frente, que se configura como um dos piores tipos, pois é mais fácil de perder a vida ou se machucar feio, são diferentes os aspectos que ocasionam a colisão.
Alguns dos exemplos das principais causas de acidentes de frente com dois veículos são: ingestão de bebida alcoólica, dormir ao volante, problemas com o veículo, excesso de velocidade ou distração do condutor. As ultrapassagens ilegais também podem causar esse acidente, mas como evitar acidentes e não levar multa vai depender que o condutor, além de não fazer ultrapassagens perigosas, em especial, quando tiver pouca visibilidade ou estiver em locais proibidos por sinalização, verifique se o tempo e o espaço que dispõe para a manobra são suficientes.
Como evitar acidentes e não levar multa depende, ainda, que você tenha um cuidado redobrado com as curvas, pois ultrapassar nelas pode resultar em situações de risco, como sair da curva em decorrência da velocidade, do pavimento, ângulo da curva e condições do veículo. Assim, você pode se chocar com o veículo que vem no sentido contrário.
Nos cruzamentos também é comum ocorrerem colisões de frente, em especial, naquelas em que o motorista dobra à direita ou esquerda, sem observar o semáforo, a preferência de passagem no local ou a travessia de pedestres. O que pode evitar um acidente fatal é o uso do cinto de segurança, que não vai deixar que o condutor e os passageiros sejam projetados para fora do veículo.
Como evitar colisões com veículos, pedestres e outras situações
Já quando um acidente envolve mais de dois veículos, é bem provável que entre as suas causas estejam afalta de visibilidade, manobras sem sinalizar, trânsito de pedestres no local, desconhecimento das preferenciais e a desobediência às leis de trânsito e à sinalização. Em relação aos acidentes com pedestres, nem sempre o vilão é o motorista, pois existem muitos pedestres imprudentes. Porém, para prevenir atropelá-los, o motorista deve fazer uso da direção defensiva, dando sempre o direito de passagem, inclusive, nos locais obrigados por lei, como nas faixas, área de cruzamento, área escolar, etc.
Outra atitude que pode evitar acidentes é reduzir a velocidade ao trafegar próximo dehospitais, escolas, estações de embarque e desembarque de passageiros ou onde exista grande movimentação de pedestres, até porque não fazê-lo é multa gravíssima. Quando existem crianças, idosos e portadores de necessidades especiais atravessando a rua, o cuidado deve ser redobrado, lembrando que em um acidente o pedestre sempre será mais prejudicado. Além disso, em caso de acidente, se você não prestar socorro é considerado crime.
Existe também a possibilidade de colisão com animais, principalmente, em zonas rurais, por isso, ao trafegar por essas regiões é preciso estar atento porque eles podem aparecer de repente, invadindo a pista. Se você enxergar um animal na pista, reduza a marcha até que o tenha ultrapassado e nunca use a buzina, porque ele pode se assustar e se voltar contra o seu veículo.As luzes do carro também atrapalham a saída do animal da pista, pois vai cegá-lo.
Quando um motorista colide com um objeto fixo, entretanto, não existe possibilidade de colocar a culpa no outro por isso, nunca corra na estrada a ponto de não conseguir frear com segurança antecipadamente. Os acidentes podem ser, ainda, com trens, bicicletas e motocicletas, sendo que para todos é importante ter o mesmo cuidado.