O que Levar em uma Viagem
Em época de férias, é sempre importante saber o que levar em uma viagem para que você não tenha problemas com o seu carro, nem gastar pagando multas que venha a receber pela falta de alguns itens obrigatórios. É essencial averiguar o que levar em uma viagem, em especial, quando ela for para fora do Brasil, pois nesses casos, os motoristas estrangeiros, na maioria das vezes, devem portar documentos extras, como o seguro carta verde ou o PID – Permissão Internacional para Dirigir, além do documento de identidade ou do passaporte.
Nos países que integram o Mercosul, a identidade substitui o passaporte, entretanto, nela não pode haver rasuras, nem estar rasgada ou danificada e tampouco estar replastificada ou ter mais de 10 anos. Em algum desses casos, o mais adequado é que você faça uma nova. Os países que integram o Mercosul também exigem que os condutores tenham o seguro carta verde, que se trata de um seguro obrigatório para automóveis que cobre possíveis danos pessoais e materiais causados a terceiros não transportados pelo veículo segurado.
Dessa forma, a indenização acontece por meio de reembolso ao segurado, até a importância segurada, das quantias que tiver de pagar em caso de acidente. Por outro lado, em muitos outros países, o documento exigido é o PID, que se trata de uma versão da carteira de motorista brasileira, com os dados traduzidos em sete idiomas e tem a mesma validade.
Cerca de cem países aceitam o documento, padronizado na Convenção de Viena, válida desde 1981. Porém, é preciso se informar sobre os detalhes de cada país, pois em alguns lugares o PID substitui a Carteira Nacional de Habilitação – CNH e, em outros, os dois devem ser apresentados juntos. Além do que se refere aos documentos, o que levar em uma viagem de carro engloba, ainda,dois triângulos, kit de primeiros socorros (em alguns países é obrigatório) e cambão ou cabo de aço para reboque (em alguns países também é obrigatório).
O que mais levar em uma viagem
Além dos cuidados que se deve ter com o carro na hora de uma viagem, para não esquecer nenhum artigo obrigatório, sejam documentos ou equipamentos que deve conter, uma viagem exige uma série de outros itens para transcorrer com segurança e de forma prazerosa. A dica é sempre ter uma lista com tudo o que se precisa e quando você for montar a bagagem a consultar, sendo possível acrescentar novos itens sempre que perceber a sua necessidade.
Por isso, aconselha-se que o motorista tenha um kit de lâmpadas e fusíveis reserva para o carro, o que pode ser muitoútil no caso de um imprevisto, bem como óleo do carro + filtro do óleo + filtro de ar + filtro combustível. Se você usa no motor de seu carro óleo mineral, lembre-se que, em geral, é possível andar mais do que 5 mil quilômetros até fazer uma nova troca, mas se o seu percurso for maior, o adequado é que leve do Brasil o óleo especificado para o motor do seu carro.
As ferramentas, incluindo um cabo para chupeta, também são importantes em caso de emergência, bem como entender um pouco de mecânica, ainda mais se você pretender percorrer uma estrada mais deserta, com menos movimento ou sem cidades próximas. Outro artigo importante é levar um adaptador de tomadas de 12v, com inversor para 110V/220V, assim, é possível conectar mais de um aparelho eletrônicos no automóvel, como carregador de pilhas, notebook, telefone celular e tablet. Se você for fazer um caminho desconhecido, um aparelho GPS em seu veículo pode ser muito útil, pois vai ajudá-lo a não perder tempo com caminhos errados.