O que Fazer Quando o IPVA não Chegou – Região Norte
O IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores começa a ser cobrado pelo Brasil todo a partir do início de cada ano e se você não ficar atento corre o risco de pagar altos juros se não quitar em dia o imposto do governo. Por isso, mesmo que você não tenha recebido a cobrança em sua residência, não fique esperando, sabia o que fazer quando o IPVA não chegou, se residir nos estados no norte brasileiro.
Amazonas
A primeira parcela do IPVA no estado amazonense pode ser paga com 10% de desconto na mesma data em que coincide com o vencimento da primeira parcela, para quem optar pelo pagamento do imposto em três vezes. Os veículos que têm final da placa número 1 começam a pagar em janeiro, com final 2 em fevereiro, e assim sucessivamente.
A cota única pode ser paga, ainda, na data que coincide com a segunda parcela, mas com desconto de 5% ou no dia da terceira parcela, mas sem desconto. O que fazer quando o IPVA não chegou é obter informações na Secretaria da Fazenda ou no Detran, podendo ligar para os números (92) 2121-1811 e 3236-5612 ou escrever para o e-mail [email protected].
Rondônia
Em Rondônia, o pagamento também inicia em janeiro e cada mês é destinado a uma placa diferente, sendo que o valor pode ser dividido em três parcelas. Quem optar por pagar todo o valor do IPVA de uma só vez recebe 10% de desconto. Todos os residentes no estado devem imprimir os boletos no site da Secretaria de Finanças (www.sefin.ro.gov.br).
Para tanto, é necessário informar o número do Renavam do veículo e imprimir a guia (Dare), que pode ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e das casas lotéricas. Informações no (69) 3211-6100 ou pelo [email protected].
Roraima
Janeiro é também o mês em que inicia o pagamento do imposto obrigatório sobre o veículo de quem mora em Roraima. Na mesma data do vencimento da primeira parcela, já que o valor pode ser pago em três parcelas, é também quando os proprietários de carros, motos e outros veículos podem quitar a dívida inteira e receber desconto.
O que fazer quando o IPVA não chegou para os roraimenses consiste em entrar em contato com a Secretaria da Fazenda pelo telefone (95) 2121-9021, com o Detran no (95) 3224-2575 (Detran) ou escrever [email protected]. O imposto pode ser pago em toda a rede bancária, lotéricas e Correios.
Acre
No Acre, os proprietários de veículos que tenham no final de sua placa o número 1 e 2 começam a pagar em janeiro o IPVA. Já com final 3 e 4, em fevereiro, com final 5 em março e assim por diante. Além de poder parcelar em três vezes, quem reside no Acre pode receber 10% de desconto se optar em pagar o imposto em cota única, sendo que o dia do vencimento coincide com o dia da primeira parcela. Quem não recebeu o documento da Secretaria da Fazenda em casa deve contatar o órgão pelo site www.sefaz.ac.gov.br ou pelo (68) 3226 1568.
Pará
O recolhimento do IPVA no Pará começa em janeiro para diferentes combinações de final de placa, quando vence a primeira parcela, para quem optar por dividir o valor em três, ou a cota única. É preciso atentar bem na hora de pagar o imposto, pois cada mês é a vez de diferentes combinações de placas, até o final do ano. Os contribuintes que não receberam a correspondência da Secretaria da Fazenda devem contatá-la pelo atendimento telefônico “Alô Sefa” no 0800-725-5533.
Tocantins
O IPVA começa a ser pago no Tocantins em fevereiro, referente às placas com final 1 e 2 e a cada mês, mais dois finais devem iniciar o pagamento. O parcelamento pode ser feito em quatro vezes ou ser pago em cota única no dia da primeira parcela com 10% de desconto. A cota única pode ser paga até o dia do pagamento da última parcela, mas sem o desconto. Quem não receber o comunicado deve acessar o site da Secretaria da Fazenda (www.sefaz.to.gov.br).
Amapá
Todos os contribuintes começam a pagar em março o IPVA no Amapá, sendo que o valor pode ser pago em até seis parcelas. A cota única vence em março. O boleto deve ser impresso no site da Secretaria da Fazenda (www.sefaz.ap.gov.br), informando o Renavam do veículo e pago nas agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.