Atitudes Seguras para Motociclista não Levar Multa

Atitudes Seguras para Motociclista não Levar Multa

Existem muitas atitudes seguras para motociclista não levar multa e se você não deseja ter que desembolsar altas somas em dinheiro, o melhor que tem a fazer é seguir o que se entende por boa conduta de um motorista sobre duas rodas. Entre as atitudes seguras para motociclista não levar multa estão algumas regras básicas, mas que não custa nada relembrar da sua importância para um trânsito seguro, tanto para os motociclistas como para os demais personagens do trânsito.

Além disso, muitas das atitudes seguras para motociclista não levar multa funcionam para os demais motoristas também, como manter a motocicleta em bom estado de conservação, o que é exigido por lei de todos os proprietários de veículos. O mesmo vale para a necessidade de dirigir com o máximo de atenção respeitando a sinalização. Os motociclistas devem, ainda, manter o farol da moto aceso até de dia para ser visível aos demais condutores.

Integra também a boa conduta o motociclista não andar em velocidade excessiva ao longo dos congestionamentos; não acelerar se não for necessário, evitando o consumo de combustível e o ruído desagradável. Quem está no comando de uma moto deve fazer o correto posicionamento sobre a moto, bem como permanecer segurando o guidão com as duas mãos, a não ser quando usa uma delas para fazer alguma sinalização.

Muitas das regras que servem para os condutores das duas rodas também se estendem ao “carona”, como utilizar capacete de segurança com viseira ou óculos protetores e vestuário de proteção, conforme determinado pelo Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN. Além disso, o “carona” pode ser transportado em carro lateral acoplado à moto.

Já algumas regras, embora estejam no Código de Trânsito Brasileiro – CTB são logicamente inapropriadas para um motociclista, como fazer malabarismo ou equilibrar-se apenas em uma roda e dirigir com os faróis apagados. Já o transporte de crianças é limitado, sendo que só podem ser transportados se tiverem acima de sete anos. Uma moto não pode, ainda, rebocar outro veículo, tampouco transportar carga incompatível com suas especificações.

O que fazer para ser um motociclista

Assim como qualquer outro motorista, quem deseja dirigir uma moto deve seguir o procedimento padrão para obter a Carteira Nacional de Habilitação – CNH e ter o direito de trafegar pelas vias. Para tanto, é preciso ser maior de 18 anos, fazer o curso teórico e prático de motocicleta. Após ser aprovado em ambos os testes, ele será licenciado pelo Detran do seu estado.

Além do capacete, que é de uso obrigatório, e da roupa própria para dirigir moto, que embora não seja obrigatória, oferece muita segurança aos motociclistas, em especial, quando estão na estrada, existe uma série de outros itens para vestir e aumentar a segurança em duas rodas. As meias especiais para esse público, por exemplo, são peças que oferecem essa segurança redobrada. Elas são fabricadas com material impermeável e podem ser úteis aos motociclistas que não possuem uma bota impermeável.

A cinta abdominal é outro acessório interessante, porque protege a coluna, na altura abdominal, contra os impactos, em trechos de solo ruim, por isso, é muito usado em trilhas. Além disso, na estrada, ajuda a diminuir o cansaço da viagem e protege os órgãos internos em caso de acidente. Já o protetor de coluna é semelhante, podendo ser encontrado em modelos que são colocados dentro do casaco.As caneleiras e joelheiras também são úteis, enquanto as primeiras dissipam a energia, evitando maiores fraturas na perna, em casos de batida, as joelheiras protegem de um tombo, ainda mais se você sair rolando, os seus joelhos ficarão preservados. O mesmo se diz das cotoveleiras, que protegem em caso de rolamento sobre o asfalto, podendo prevenir fraturas. 

banner-2-carta-de-vendas-tira-multa

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados TiraMulta.com Copyright ©.