Como Evitar Colisões e Multas
Alguns números assustam, como os divulgados pela Organização Mundial da Saúde. A organização divulgou que são registrados anualmente no mundo 1,26 milhões de mortes no trânsito. Por isso, se faz necessário adotar os princípios da direção preventiva para evitar que esse número cresça. Além de como evitar colisões e multas é importante saber quais os tipos que acidentes que um motorista está propício a sofrer e como se desvencilhar dessas situações perigosas.
Como evitar colisões e multas, portanto, vai depender da sua atenção na estrada, para poder até mesmo prevenir acidentes e tomar decisões ágeis. Na colisão com o veículo da frente, por exemplo, é normal que se ouça “infelizmente não foi possível evitar”, porém, o condutor que tem uma direção defensiva saberia evitar o acidente de forma eficiente, fazendo uso das distâncias recomendadas para evitar que se dirija muito próximo do veículo da frente.
Além disso, não manter uma distância de segurança lateral e frontal entre o seu veículo e os demais, bem como em relação ao bordo da pista, é uma infração de trânsito grave. Para saber como evitar colisões e multas, nesse sentido, basta manter a distância suficiente para que, no caso do veículo da frente, parar bruscamente ou ter algum problema, você possa para antes de colidir.
Porém, mesmo que você tenha essa distância do carro da frente, no caso de estar com os pneus lisos, ou carecas, ou mesmo, mal calibrados, dificilmente você vai conseguir evitar o acidente. Assim, o veículo deve estar sempre em dia e se o motorista conduz um carro ou outro veículo ineficiente ou inoperante, configura infração grave, com penalidade de multa.
Como evitar colisões e ser multado
Quando se trata de evitar uma colisão com o veículo que estiver em sua frente, outra dica de como não deixar que isso aconteça é estandoatento, observando os sinais do motorista, como luz de freio, seta, pisca-pisca, sinalização com os braços,etc. É importante que você também veja além do veículo da frente para identificar situações que podem obrigá-lo a manobras bruscas sem sinalizar. Saiba também como estão posicionados os veículos ao seu redor, porque em caso de necessidade você já saberá a melhor atitude a tomar.
O contrário também pode acontecer com você, colidir com o veículo de trás e isso, provavelmente, terá como causa o fato dele ter ficado colado em você, sem a distância apropriada. Dessa forma, a sua atitude como condutor defensivo deve ser de se livrar desse motorista, seja reduzindo a velocidade, deslocando-se para outra faixa de trânsito ou para o acostamento, assim, ele vai ultrapassá-lo com segurança. Sempre deixe os apressadinhos passarem você, assim, estará dirigindo com mais segurança.
É preciso, ainda, estar atento e não se esquecer de dar nenhum sinal para os motoristas que estiverem atrás de você, pois conduzir sem atenção ou sem os cuidados indispensáveis à segurança é uma infração leve que resulta em multa. Outras atitudes para praticar a direção defensiva nesse caso é planejar o que vai fazer, para não confundir o motorista de trás, sinalizandotodas as suas ações, informando de maneira correta e com a antecedência necessária para que os outros motoristas também saibam o que fazer.
Outra dica para evitar essas colisões é que você pare aos poucos quando precisar e não de modo brusco. Um exemplo é quando o motorista se lembra de frear após o cruzamento onde deveria ter entrado, sendo que essa atitude é extremamente perigosa, pois obriga aos demais a também frearem bruscamente e nem sempre todos estão atentos. Com essas simples atitudes, você pode evitar muitos acidentes e nem se envolver em outros.