Como Evitar Multa de Rodízio
Mesmo depois de mais 10 anos de ter sido implantado, o sistema de rodízio de veículos na cidade de São Paulo ainda causa dúvidas e, por isso, é preciso saber como evitar multa de rodízio. Os visitantes da capital paulista também devem estar atentos às regras do rodízio, uma vez que eles não estão isentos de levar multa de R$ 85,13 e mais quatro pontos na carteira de habilitação. Desculpa de não conhecer as regras não cola, é preciso entender como evitar multa de rodízio para não cometer a infração. Embora tenha que saber previamente em quais dias cada veículo não pode circular, existem placas que informam sobre o rodizio na capital.
Uma das dicas de como evitar multa de rodízio é que os motoristas estejam atentos ao horário de Brasília, pois a lei do rodízio não prevê tolerância nem de cinco minutos para quem estiver transitando ilegalmente a partir do horário em que inicia o sistema. Além disso, se o condutor for multado de manhã por estar transitando com veículo que possui final que naquele dia não pode andar, ele pode levar outra multa no mesmo dia. Não adianta pensar que pelo fato de já ter sido multado pode continuar trafegando.Conforme as regras do rodízio estabelecidas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), cada veículo pode tomar até duas multas de rodízio por dia.
O que também gera dúvidas quanto à participação no rodízio é sobre o tipo de carro que se tem, porém, não importa o funcionamento do seu veículo, ele vai entrar no rodízio de qualquer maneira.Existem pessoas que acham que se o automóvel for equipado com Gás Natural Veicular – GNV ele fica isento do rodízio. No entanto, isso não ocorre porque além de diminuir as emissões de poluentes, a lei do rodízio foi implantada com o objetivo de melhorar as condições do trânsito da cidade nos horários de pico. Já foi constatado que a restrição de veículos diminui em 20% o número de carros das ruas.
Como funciona o rodízio em São Paulo
O sistema de rodízio na capital paulista funciona somente nos dias de semana, em dois períodos: das 7h às 10h e das 17h às 20h, sendo que nesses horários um determinado veículo não pode trafegar em uma determinada área de abrangência. Assim, nas segundas-feiras, está restrita a circulação de veículos que tenham placas que terminem com os números 1 e 2; na terça, 3 e 4; na quarta, 5 e 6; na quinta 7 e 8; e na sexta não pode transitar nos horários acima os veículos que tenham placa com finais 9 e 0.
Porém, não é por toda a cidade que isso acontece, estando na área de abrangência da lei do rodízio o chamado Mini Anel Viário, onde estão incluídas as marginais Tietê e Pinheiros, a Av. dos Bandeirantes, o Complexo Viário Maria Maluf, a Av. Tancredo Neves, Av. Juntas Provisórias, Av. Luís Inácio de Anhaia Melo e Av. Salim Farah Maluf. Por outro lado, nos feriados, férias escolares e em caso de calamidades a lei do rodízio de veículos é suspensa. Mas nem sempre isso acontece e os motoristas devem estar atentos aos boletins que a CET sempre dão informando a situação.
Em caso de dúvidas, os condutores devem ligar para a Secretaria Municipal de Transportes – SMT. Outra dica para não levar muita de rodízio é ligando para o número 156 quando se está preso em um congestionamento e não se sabe se vai conseguir se desvencilhar dele a tempo do início do rodízio. Nesse caso, o motorista deve ligar, se identificar, dar a placa do seu carro, o local onde está e informar a dificuldade. O atendente vai gravar os dados, além de passar o número de protocolo, que pode ser usado no recurso no caso de ocorrer uma multa.