Como Levar Animais sem ser Multado
Quando chega o período de férias ou ao longo do ano, em especial, nos feriados prolongados, as pessoas que possuem animais de estimação, principalmente cachorros, se questionam se é melhor deixá-lo em um hotel,muito comum hoje em dia nas grandes cidades, ou se é melhor levá-lo junto. Para quem optar em levar o seu animal de estimação para viajar, é preciso atentar sobre as normas sobre como levar animais sem ser multado.
Segundo o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, o condutor que estiver dirigindo com o animal à sua esquerda ou entre os braços e pernas está cometendo uma infração média, que pode resultar em multa. Por isso, a melhor forma de como levar animais sem ser multado é transportando ele sempre no banco de trás e com a cabeça dentro do veículo, além de estar com a guia presa ao cinto de segurança ou fazendo uso de um equipamento próprio para animais.
O condutor pode ser multado, ainda, se o animal estiver na janela do carro ou sozinho no banco da frente. Outra dica de como levar animais sem ser multado é transportando ele em uma caixa própria, sendo que o melhor é fazer isso se a temperatura não estiver muita alta. Caso contrário, ele pode passar mal, em especial, os cães. No caso dos gatos, as caixas de transporte ajudam a diminuir o estresse do animal. Já se você tiver caminhonetes, pick-ups e veículos similares, nem pense em transportar o seu bichano solto dentro da caçamba.
Mesmo com todos esses cuidados, em viagens muito longas, os animais podem se sentirem bastante estressados, o que pode causar episódios de vômito, diarreia ou falta de apetite. Por isso, o aconselhável é que você fale com o veterinário sobre a medicação que pode dar ao seu bichano se isso acontecer. Também é importante lavar água para ele e fazer parada regulares. Mesmo o bichano passando por esses problemas, ele vai se acostumar com o novo ambiente depois que chegar ao destino. Os cães se adaptam muito mais fácil do que os gatos. Outra dica é não alimentá-los antes de viajar.
Outras dicas quanto ao transporte de animais
É sempre melhor viajar, ainda mais se for um percurso longo, com os animais em horários mais frescos como cedo da manhã ou no final do dia, porque como os cães e gatos não suam, a temperatura corpórea se eleva em ambientes fechados, por isso, eles podem passar mal. Mesmo assim, viajar de carro é sempre a melhor maneira de transportar um animal, porém, se a viagem for de ônibus certifique-se de que a empresa aceita levar os animais de estimação.
Já de avião, é comum levar os bichanos para viajar, porém, as regras são bem rígidas, referentes a dimensões e tipo de caixa de transporte, necessidade de sedação, reserva, número de animais por voo, etc. Portanto, esteja bem informada para não levar nenhuma surpresa na hora de embarcar. Se você tiver animais idosos, principalmente, se eles exigem cuidados especiais, evite viajar com eles.
Já os animais com menos de quatro meses que ainda não completaram a vacinação, só devem viajar em caso de necessidade e não devem ficar expostos a outros animais ou à rua. Por isso, é preciso avaliar se não é mais adequado deixar o seu animal de estimação em casa, desde que alguém possa cuidar dele ou visitá-lo com frequência, ainda mais se for um cachorro.
No caso dos hotéis para os bichanos, pesquise qual deles possui boas referências e antes de deixá-lo no local visita as instalações. Os cães, em especial, precisam de bastante espaço, de acordo com o seu porte, e de um lugar parase exercitar e tomar sol. Não se esqueça de deixar para ele a comida com a qual já está acostumado e os seus brinquedos, além da sua “cama”.