Como se Vestir para não Levar Multa

Como se Vestir para não Levar Multa

Embora para alguns motoristas possa parecer algo sem importância, o que se veste ao estar no volante é muito relevante, sendo que alguns calçados podem resultar em infração de trânsito. Assim, para saber como se vestir para não levar multa, seguem algumas dicas.Para os motoristas de carros de passeio, ao contrário do que ocorre aos motociclistas, existem menos conselhos para dirigir com segurança.

Como se vestir para não levar multa consiste em você não usar calçados que não fiquem firmes nos pés ou que prejudiquem a utilização dos pedais, como o chinelo de dedo, tamanco ou outro calçado que não tenha as tiras presas atrás dos calcanhares, conforme o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro– CTB. Inclusive, se você for pego dirigindo de chinelo, vai levar quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação – CNH e terá que pagar uma multa de R$ 85,13. Por outro lado, sobre como se vestir para não levar multa o CTB não faz nenhuma referência à proibição de dirigir carro descalço.

Já quanto à roupa, os motoristas de carros de passeios também não têm muitas restrições, aliás, praticamente nenhuma, pois diferente do que alguns pensam, não está fora da lei quem dirige sem camiseta. O mesmo acontece com o uso de biquíni, maiô, sunga ou similares, que também não são proibidos. Nessa hora, entra apenas o bom senso de cada um, ou seja, a necessidade de vestir roupas que não apertem ou que falam você se sentir mal, ainda mais quando estiver fazendo viagens mais longas.

O que motociclista deve vestir para não levar multa

Já com os motociclistas, as leis de trânsito são mais severas. Nem todos os itens são obrigados, porém, muitos deles são importantes para que os motoristas que possuem moto se protejam, uma vez que os seus corpos têm mais contato com a estrada e, em um possível acidente, o motociclista cai no chão com mais probabilidade. Dessa forma, o melhor é que o motociclista faça uso de roupas adequadas, preferencialmente, nas cores claras, bem como sempre estar com capacete que tenha viseira ou estar com óculos protetores.

O vestuário dos motociclistas está especificado de acordo com as normas do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, na sua Resolução de número 20 de 1998 e que servem tanto para os motociclistas como para o seu carona. Além da obrigação do capacete, ele deve estar devidamente afixado na cabeça. Você deve comprar capacetes de marcas de confiança, que tenham seguido as normas brasileiras para a sua fabricação. Atente também quanto a sua validade, em geral, duram cinco anos, depois o seu material começa a se desgastar.

Embora não sejam obrigatórios, as botas, jaquetas e calças e luvas são itens que oferecem mais segurança aos motociclistas. As botas adequadas para quem dirige moto garante que os pés se mantenham firmes, em especial, para uma eventual necessidade de se colocá-los no chão. A impermeabilidade da bota também é relevante, inclusive, para viagens longas, assim, os pés não molham, prejudicando a condução ou mal estar.

O mesmo acontece em relação às calças e jaquetas próprias para os motociclistas, porque, enquanto as roupas de couro ou jeans podem proteger o corpo de “ralados” superficiais, não protegem dos impactos de uma queda. O que realmente pode fazer a diferença em um acidente são as vestimentas com proteção interna. Algumas marcas usamum material conhecido como “goretex” ou “gordura”, de grande resistência, podendo ter, ainda, o kevlar, também resistente e impermeável.

As luvas também são variadas, sendo que as de meio dedo não são muito eficientes e uma dica para serem mais seguras e que possuam rebites de metal, que facilitam o deslize no asfalto. No entanto, elas devem contar com proteções resistentes do lado interno dos rebites, senão os rebites, esquentados pelo asfalto, irão queimar a sua mão.

banner-2-carta-de-vendas-tira-multa

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados TiraMulta.com Copyright ©.