Como Usar Reboque

Como Usar Reboque

O reboque é um veículo que serve para ser engatado atrás de um veículo automotor e nele se pode transportar uma grande quantia de carga, de acordo com o seu tamanho. Em viagens a passeios é muito comum, ainda mais quando a família é grande e possui muitas malas e demais itens para levar. No entanto, é importante que se saiba como usar reboque para não levar multa e garantir uma viagem segura.

O que primeiro você deve saber a respeito de como usar reboque é que se ele não ultrapassar 3.500 kg de peso, basta ao motorista ter a Carteira Nacional de Habilitação – CNH na categoria “B”. Porém, se o reboque possuir acima de 3.500 até o limite de 6.000 kg, a carteira deve ser da categoria “C”. Já se ultrapassar 6.000 kg, a exigência é uma carteira “E”. Mas se o seu veículo for de passeio, é bem provável que o reboque engatado não ultrapasse os 3.500 kg.

Além disso, como usar reboque depende que você o registre no Detran do seu estado. O registro ou o primeiro emplacamento de um reboque adquirido de um fabricante homologado pelo DENATRAN segue o mesmo procedimento que o de um carro zero quilômetro. Ou seja, é preciso a apresentação da Nota Fiscal de compra, juntamente com seus documentos pessoais. Quanto ao valor, vai depender das taxas de cada Detran, as quais não são padronizadas nos estados brasileiros.

Além disso, em algumas situações, o Código de Trânsito Brasileiro – CTB permite que seja transportado um reboque sem placa. Um exemplo disso é quando você compra um reboque em uma cidade diferente da onde pretende registrá-lo. Nesse caso, você conta com um prazo de 15 dias corridos da data de saída do local adquirido, que está descrita na Nota Fiscal.

Mais informações sobre como usar um reboque

Mesmo que um reboque em muitas situações se assemelhe a qualquer outro veículo, ele não paga IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Todos os veículos não automotores, assim como reboques, semi-reboques, trailer entre outros, são isentos deste imposto. Outra vantagem, esse tipo de veículo também é isento do Seguro Obrigatório, somente será cobrada a Taxa de Licenciamento Anual conforme tabela de cada estado.

Em relação à velocidade de um carro que esteja puxando um reboque, ela vai ser a mesma que é determinada em cada via para os veículos sem reboque. De qualquer forma, cabe a você ter bom senso e estar consciente de que o seu carro está levando outro veículo, o que exige um cuidado redobrado na hora de dirigir. Além disso, alguns itens são obrigatórios quando se usa um reboque, como a corrente de segurança, a qual liga o reboque ao veículo rebocador, por isso, alguns reboques já saem de fábrica com esse acessório.

Outro item obrigatório para transportar um reboque é que ele tenha o retro-refletivo triangular, instalado na parte traseira. Em alguns países, este dispositivo de sinalização é adotado como obrigatório há muito tempo, já no Brasil ele se tornou uma exigência prevista na lei com a entrada em vigor da Resolução 227 do CONTRAN, mas somente para os reboques e semi-reboques fabricados a partir de 1º de janeiro de 2009.

Os reboques são uma solução utilizada por muitos motoristas na hora de pegar a estrada, pois comporta uma grande quantidade de materiais, eles podem transportar malas com roupas, caixas com alimentos, cadeiras de praia,  guarda sol, barracas de acampamento e muito outros objetos. Porém, na hora de arrumar a carga embrulhe itens que podem quebrar ao se chocarem e esteja seguro de que o reboque está bem fechado.

banner-2-carta-de-vendas-tira-multa

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados TiraMulta.com Copyright ©.