Consulta Multas

O serviço de consulta multas é oferecido em todos os sites do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do país. Cada estado possui o seu órgão e um site para facilitar o atendimento à população. Alguns serviços são prestados de maneira on-line, bastando apenas que você informe os dados necessários. No caso para realizar a consulta multas, você deve apenas digitar o número da placa do carro que deseja verificar se está com infrações pendentes.

Além disso, cada endereço eletrônico tem a sua plataforma, ou seja, os sites do Detran não são padronizados, assim você pode encontrar termos diferentes, como “pesquisa de multas”, “consulta infrações”, entre outros, de acordo com o Detran de cada estado. Independente da terminologia empregada, o serviço de consulta multas é importante para que você se certifique de que o seu veículo está em conformidade com a lei.

Quando você comete uma infração de trânsito, pode ser autuado na hora ou receber a multa em casa, através do correio, se o fiscal de trânsito não puder entregar na hora ou se a sua infração for registrada por um aparelho de fiscalização. Mesmo assim, se você mudou de endereço recentemente ou acha que recebeu uma multa mesmo não tendo recebido nenhuma notificação, o melhor que você tem a fazer é realizar a pesquisa através do site do Detran do seu estado.

Teoricamente, um veículo com multas pendentes não pode ser vendido, mas se você está adquirindo um automóvel de segunda mão e quer se certificar de que o carro não está com multas em seu nome, você também pode realizar a consulta. Anote a placa do carro que deseja comprar e verifique os seus dados pela Internet. Além de verificar se o veículo está com infrações de trânsito não pagas, é possível se certificar de que o pagamento dos seus impostos também está em dia.

O que acontece quando não se paga as multas

Quando você não paga uma multa, está sujeito a uma série de transtornos. Além de não poder transferir de nome, tampouco vender o carro, você não vai conseguir atualizar o registro do seu veículo, pagando o IPVA, a não ser que acerte os valores de todas as multas pendentes. No caso de estar dirigindo com os documentos do automóvel vencidos, por causa da multa não paga, e for pego em uma blitz ou em qualquer outro local por um fiscal de trânsito, terá o seu carro apreendido e terá que desembolsar ainda mais dinheiro.

Os valores pendentes também aparecem junto ao valor do IPVA, quando você for pagá-lo, ou seja, não tem como fugir do pagamento de uma infração de trânsito. Se você acha que a multa que recebeu não condiz com a realidade, entretanto, pode fazer um recurso de multa para se isentar do pagamento. Para tanto, é preciso acessar o site do Detran do seu estado ou se encaminhar até a unidade do órgão mais próxima para preencher o formulário de recurso de multa.

Junto a uma série de documentos que deve ser anexada ao formulário, você deve encaminhar o seu recurso de multa à JARI – Junta Administrativa de Recursos de Infrações do Detran. Esse setor é responsável por analisar um a um os pedidos de recursos e se for verificado que realmente existe um erro e você não deve pagar a multa emitida, ela será cancelada. Em geral, o condutor tem o prazo de um mês para realizar o recurso de multa, que deve ser feito antes do vencimento da infração.

Se você perder o prazo, pode recorrer ainda, no entanto, suas chances de perder são maiores. Algumas empresas trabalham oferecendo assessoria para quem entra com o recurso, encontrando as melhores formas de justificar o motivo alegado pelo motorista para não pagar a multa. Isso acontece quando o condutor prova que não era ele quem estava dirigindo, que não era o seu carro que cometeu a infração ou tenta justificar o motivo que o levou a cometer a infração. 

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados TiraMulta.com Copyright ©.