Cuidados com a Sinalização de Trânsito

Quem está querendo tirar a carteira de motorista e fazendo as aulas teóricas possivelmente está aprendendo tudo sobre sinalização de trânsito. No entanto, depois que o condutor adquire a sua carteira de motorista deve estar sempre atento e tomar os cuidados com a sinalização de trânsito, até se acostumar com elas, na prática.

Além disso, muitos dos sinais vistos em aula são encontrados ao vivo depois de muito tempo, pois são menos comuns, mais um motivo para estar atento aos cuidados com a sinalização de trânsito e respeitá-la. Por mais que ela seja instituída por lei, algumas vezes é preciso tomar alguns cuidados com as interpretações dúbias que os sinais oferecem, ou mesmo, ir além do que a sinalização está informando.

Também é comum que os motoristas se deparem com uma sinalização confusa em determinados trechos de uma cidade, onde uma informação é passada, mas a mesma se contradiz numa placa vista em seguida. Outra situação em que se devem ter cuidados com a sinalização de trânsitoé no que diz respeito a trechos onde é possível estacionar apenas em determinados horários e, além disso, a regra não se aplica a determinados tipos de veículos. Na hora da pressa, é comum que as pessoas leiam a placa rapidamente e deem uma interpretação errônea.

Já sobre os cuidados que se devem ter para além das placas de sinalização são necessários quando o condutor do veículo se encontra em situações adversas. Um exemplo real é nos lugares em que existem sinais estabelecendo limites de velocidade em caso de chuva, algumas dessas placas estipulam a máxima de 70 km/h. Porém, tudo vai depender da intensidade da chuva, que se for muito forte, é recomendado ao condutor seguir ainda mais devagar. Já se estiver chovendo granito, o melhor a se fazer é parar o carro em local seguro.

Quando o cuidado deve ser redobrado

Mesmo sem existir placas específicas para esse momento, uma situação em que os motoristas devem ter o cuidado mais do que redobrado é quando ocorre o excesso de luz solar ou dos faróis, que provoca consideravelmente a perda da capacidade de visão. Essas situações são mais comuns no amanhecer e no entardecer, quando o sol encontra-se na linha do horizonte.

Além de diminuir a velocidade, o condutor deve evitar as ultrapassagens, estar ainda mais atento aos motociclistas, ciclistas, pedestres e animais. Outros momentos em que a sinalização de trânsito não parece suficiente para alertar sobre possíveis problemas que se venha a ter nas estradas são em caso de nevoeiro ou de fumaça, quando a visibilidade fica prejudicada.

A chuva também provoca o que se chama de aquaplanagem, quando o veículo perde asua tração e direção de maneira repentina e parece flutuar sobre a pista coberta de água. Se o carro estiver com os pneus descalibrados ou lisos, a situação fica agravada. No entanto, reduzir a velocidade diminui os riscos de um possível acidente.

Os trechos em obras também são momentos que exigem os cuidados com a sinalização de trânsito, porém, as placas avisando sobre as mesmas nem sempre são instaladas de forma suficiente ou eficiente. As estradas que precisam de manutenção são outros trechos em que o cuidado deve extrapolar os sinais de trânsito. A situação parece piorar quando o motorista se depara com uma pista sem acostamento, além de rezar para que não precise usar o acostamento inexistente, os motoristas têm a sensação de que a própria pista é menor, prejudicando o seu desempenho no volante.

Problema semelhante é visto quando o acostamento existe, porém, ele conta comum desnível que provoca o descontrole do veículo ao sair dele. Mesmo com a deficiência da sinalização de trânsito em muitas estradas e vias, você mesmo é quem deve tomar algumas atitudes, em determinadas situações, sem esperar que os sinais avisem todos os cuidados que devem ser tomados. 

banner-2-carta-de-vendas-tira-multa

Deixe um Comentário

Nome (Obrigatório)

Email (Obrigatório - não será publicado)

Website

Message (Obrigatório)


Todos os direitos reservados TiraMulta.com Copyright ©.