O que Fazer quando o IPVA não Chegar – Região Sul e Centro Oeste
No início do ano, os brasileiros já costumam saber quanto pagarão pelo IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. A maioria dos estados envia por correio o valor do imposto aos contribuintes. Mas o que fazer quando o IPVA não chegar? Ele pode atrasar e você já deve estar prevenido na hora em que recebê-lo, pois pagar depois do prazo acarreta juros. Se você mora nas regiões sul ou centro oeste, confira o que fazer quando o IPVA não chegar, conforme o seu estado.
Paraná
No estado paranaense, os contribuintes não recebem mais o IPVA em casa, sendo preciso consultar o site da Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná (www.fazenda.pr.gov.br) os vencimentos de acordo com o final da placa do veículo. Os pagamentos ocorrem em fevereiro, para quem decidir pagar a parcela única com 5% de desconto. Já quem parcelar, pode fazer em até 5 vezes, começando em março.
Para pagar o IPVA, os moradores do Paraná devem imprimir a guia disponível no site (necessário o número RENAVAM – Registro Nacional de Veículos Automotores) e pagar em qualquer banco ou seus autorizados. Outra forma é indo às agências dos bancos credenciados (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Sicredi) e informar o número do RENAVAM para realizar o pagamento na hora.
Rio Grande do Sul
Os gaúchos sempre recebem em casa o carnê do imposto, mas o que fazer quando o IPVA não chegar consiste em ligar para o telefone (51) 3323-7900, uma central de atendimento que pode emitir a 2ª via. Os vencimentos iniciam em abril, começando pelas placas com final 1 e se estendem até o mês de julho. Quem paga até o início de janeiro recebe descontos que variam entre 8,5%, 18,2% e 23,05%. Os descontos maiores são oferecidos de acordo com a conduta do motorista nos últimos dois anos.
Depois desse prazo, quem pagar até o dia do vencimento recebe 3% de desconto e quem optar pelo parcelamento em 3 vezes deve pagar a primeira parcela até o final de janeiro. Em caso de atraso, o condutor deve solicitar o pagamento pessoalmente na agência do IPVA, em Porto Alegre, portando documentos. Demais dúvidas são esclarecidas no site da Secretaria de Estado da Fazenda (www.sefaz.rs.gov.br).
Santa Catarina
Em Santa Catarina, também existe a possibilidade de parcelar o IPVA em 3 vezes, a partir do início de janeiro, quando iniciam os vencimentos dos veículos que tenham o número 1 no final da sua placa. Porém, se o pagamento for em cota única, ele deve acontecer até o final do mês correspondente.
Se você não recebeu o carnê em seu endereço deve entrar no site da Secretaria da Fazenda (www.sef.sc.gov.br) e imprimir o DARE – Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais. O mesmo pode ser feito em caso de atraso na quitação do imposto, que pode ser pago no BESC, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Unibanco e Sistema Bancoob.
Distrito Federal
O recolhimento do IPVA no Distrito Federal acontece todo em um único mês. Em abril ocorre o pagamento para quem optar pela cota única e a quitação da primeira parcela para quem preferir dividir o valor em 3 vezes. Quem pagar à vista, recebe 5% de desconto. Bradesco, Citibank, Bancoob, Banco de Brasília, Banco do Brasil, Itaú, Mercantil do Brasil, Nossa Caixa, Banco Real, Caixa Econômica Federal, HSBC, Lemon Bank e casas lotéricas são os locais que recebem o valor do imposto. Dúvidas são esclarecidas no www.fazenda.df.gov.br.
Goiás
Em fevereiro começa o pagamento do IPVA para os motoristas com veículo de placa final 1 e a arrecadação segue até o final de ano. É possível parcelar em 3 vezes o valor ou pagar com descontos que variam de 7 a 17%, sendo que a data limite coincide com o dia do pagamento da terceira parcela.Quem não receber a correspondência precisa imprimir a 2ª via no site do Detran de Goiás (www.detran.go.gov.br) ou se encaminhar a um de seus postos de atendimento. O pagamento ocorre em toda a rede bancária do Estado. Mais informações pelo fone (62) 3269-8800.
Mato Grosso
Quem reside no Mato Grosso começa a pagar em janeiro o IPVA, desde que o final de sua placa seja o número 1, caso contrário, terá mais alguns meses, sendo que em cada mês é referente a um ou dois números de final de placa. Quem optar pelo pagamento único, pode fazer isso até o final do mês correspondente, com descontos de que variam de 3% a 5%, conforme o dia escolhido para a quitação.
Os locais conveniados para quitar a dívida são Banco do Brasil (e correspondente bancário), Banco da Amazônia, Sicredi, Cecremat, Bradesco (e correspondente bancário), Caixa Econômica Federal e casas lotéricas. Dúvidas são esclarecidas pela Secretaria da Fazenda do Estado no (65) 3617-2900 ou 0800 978 2338 ou pelo site www.sefaz.mt.gov.br.
Mato Grosso do Sul
No Mato Grosso do Sul, independente da placa, todos os contribuintes pagam na mesma data. A primeira parcela (no máximo são três) ou a cota única deve ser paga até o final de janeiro. À vista, o desconto é de 10%. Se você não recebeu a sua guia, acesse www.sefaz.ms.gov.br para emitir a segunda via,que pode ser paga no Banco do Brasil, Itaú, Caixa Econômica Federal, HSBC, Bancoob, Sicredi, Banco Rural, Bradesco, Banco Safra, Correios, Agências Fazendárias do estado e casas lotéricas. Dúvidas pelos telefones (67)3389-7819/7820/7821/7804.