Importância dos Primeiros Socorros
Quando você se envolve em um acidente de trânsito, deve prestar socorro à vítima, caso contrário, pode ser punido, até mesmo como criminoso, por ter negado esse auxilio, além de pagar multa e ter o seu veículo e carteira de motorista apreendidos.Porém, a importância dos primeiros socorros vai além disso, já que condutores de veículos e demais pessoas envolvidas podem colaborar com a vítima de um acidente e, em alguns casos, até salvar a sua vida, ainda mais se a ambulância demorar a chegar.
Em 1999, foi criada uma lei que tornava obrigatório o kit primeiros socorros em automóveis no país inteiro. A norma do Contran – Conselho Nacional de Trânsito fez com que todos os motoristas adquirissem o kit, o que também fez com que muitas lojas lucrassem com a medida, e até algumas pessoas foram multadas por não terem o material. No entanto, no mesmo ano, criaram outra lei para desobrigar os condutores de terem o kit primeiros socorros.
Fora as divergências que ocorreram durante essa polêmica, a questão é que ao menos os conhecimentos básicos os motoristas devem ter.A importância dos primeiros socorros ocorre, em especial, como auxilio básico e rápido dado às vítimas, no local do acidente, enquanto se espera pelo atendimento especializado. O melhor é que os motoristas estivessem prevenidos e, nesse caso, entra a importância dos primeiros socorros kit, que junto com lanterna, água potável e toalha deveriam sempre estar presente no automóvel.
Também é importante manter a calma diante de uma situação em que se deve prestar os primeiros socorros, bem como tranquilizar a vítima se ela estiver acordada, evitar que ela perceba a gravidade da situação e mesmo que ela esteja inconsciente, o ideal é não fazer comentários sobre o seu estado. Por outro lado, é importante que você se previna de contrair doenças infectocontagiosas, quando socorrer a vítima. Para tanto, basta evitar o contato direto com o seu sangue e os fluidos, evitar se machucar no atendimento, não levar as mãos aos olhos e a boca e lavar bem as mãos após prestar o auxílio.
Quais os principais cuidados ao prestar os primeiros socorros
Na hora em que você prestaros primeiros socorros é preciso atentar para uma série de aspectos. Ao atender a vítima, o mais adequado é que você não a remova, a não ser que onde ela esteja seja perigoso, com risco de fogo, alagamento, inalação de gases venenosos, cargas pesadas ou produtos químicos. Se não existir nenhum desses riscos, deixe que o pessoal especializado a remova.
Para ajudar na hora de prestar os primeiros socorros, segue uma lista com a ordem do que deve se feito:
1. Sinalizar o local do acidente
2. Socorrer as vítimas, priorizando as que estão em estado mais grave e as crianças
3. Chamar o socorro médico
4. Anotar a placa dos veículos envolvidos e conseguir testemunhas
5. Não dar nenhum remédio nem mesmo água às vítimas
6. Colocar o seu veículo à disposição para o transporte dos acidentados se for preciso
7. Se a vítima não der sinal de vida, deixe que ela fique na posição em que se encontra
Em relação ao acidentado, é preciso, ainda, realizar um tipo de exame, para ver o seu estado, antes de prestar os primeiros socorros. Veja se ele respira, fala, ouve e vê, se sofre asfixia, se o coração bate, se tem sangramentos, se está consciente, se possui fraturas e se apresenta deformidades. No caso da vítima estar com as vias aéreas obstruídas com sangue, vômito, etc, você deve colocá-la de costas, com cuidado, virar o seu rosto para um dos lados, abrir a sua boca e com o dedo indicador retirar o material que está obstruindo.