Multas Graves de Trânsito
As multas graves de trânsito não são as piores infrações de trânsito que você pode cometer, no entanto, o seu valor saem um pouco salgadas para o bolso dos condutores, além de fazer com que a sua carteira de motorista ganhe cinco pontos. Pior é quando, além disso, o seu carro é removido ou retido, o que também está previstos em algumas infrações graves. As multas graves de trânsito custam R$ 127,69 e é a categoria que mais engloba infrações de trânsito.
Entre as ações que resultam em multas graves de trânsitoestão, em especial, transitar de forma errada, estacionar em lugar indevido, não usar algumas normas de segurança e conduzir o veículo de maneira inapropriada. As infrações que só acarretam no pagamento da multa são transitar pela contramão em via de duplo sentido; transitar com caminhão ou ônibus em local e/ou horários não permitidos; transitar na faixa exclusiva; e transitar em marcha ré, a não ser que seja uma pequena manobra.
Também se enquadram nessa categoria de infrações graves que resultam apenas na cobrança do valor as atitudes erradas de efetuar conversões em local proibido; transitar com veículo com altura acima da permitida; seguir veículo em serviço de urgência com prioridade de passagem; e deixar de indicar com antecedência, mediante gesto regulamentar de braços ou luzindicadora, o inicio da marcha, estacionamento, mudança de direção ou de faixa de circulação.Transitar em velocidade acima de 20% da estipulada na via; deixar de sinalizar manobra de mudança de direção; não sinalizar mudança de faixa; e seguir ambulância, bombeiro ou polícia em serviço de urgência também acarreta em multa no valor de R$ 127,69.
Como são muitas as infrações consideradas graves, são muitas também as que não consistem em remoção ou retenção do veículo, já que isso acontece com apenas uma pequena parcela das infrações cometidas. Dirigir com farol alto, atrapalhando outro condutor; ultrapassar pelo acostamento; e ultrapassar veículo parado na fila em sinal ou em cancela de linha férrea, bem como não guardar distância do carro da frente ou na lateral; cruzar à esquerda em pista de mão dupla sem parar à direita no acostamento; e fazer a conversão em local proibido por sinalizaçãotambém resultam somente em multa.
Multas graves de trânsito com remoção ou retenção do veículo
Ninguém gosta de ter que pagar multa, mas sofrer com a remoção ou retenção do carro é ainda pior, ainda mais com as burocracias no processo existente para resolver o problema. Por isso, siga as normais de trânsito para não ter que desembolsar valores por causa de multas, tampouco para ficar sem o seu carro. Mas acima de tudo, não cometa as infrações graves de trânsito para manter a sua segurança e das pessoas ao seu redor, sejam elas outros condutores ou pedestres.
Entre as infrações de trânsito graves que acarretam em remoção do veículo está estacionar em fila dupla, afastado cerca de um metro da guia, na calçada, na faixa de pedestres, ao lado ou sobre canteiro central, refúgios, ilhas ou canalização, ou mesmo, estacionar em local e/ou horário com proibição. Se você estacionar, ainda, sobre viaduto, ponte ou dentro de túnel, bem como em canteiro, gramado ou jardim também terá o seu veículo removido.
Já as multas que resultam em retenção são as seguintes: condutor e passageiros não usarem cinto de segurança; transitar com farol desregulado ou com o facho de luz alto ofuscando os demais condutores, transitar com o veículo produzindo fumaça, gases ou partículas, acima dos níveis admitidos; dirigir veículo em mal estado de conservação. Outras são dirigir à noite com facho de farol desregulado e não usar o limpador de para-brisa na chuva.