Recurso para Data, Horário e Local Incorretos
Se você recebeu uma autuação por infração às leis de trânsito, mas tem certeza de que não estava naquele local na data e no horário indicados, você pode entrar com um recurso para pedir a anulação da multa e pela restituição dos pontos na sua Carteira de Habilitação.
Para que o documento seja bem convincente, tenha em mãos testemunhos de pessoas conhecidas e documentos que comprovem que você não estava na cidade, como recibos, atestados ou notas fiscais. Nesse caso, cópias desses comprovantes devem ser anexadas ao Formulário de Recurso.
Preencha o Formulário de Recurso retirado na JARI do órgão responsável pela aplicação da multa ou na internet com os seus dados pessoais e com os dados do seu carro. Depois, escreva a carta para o Presidente da JARI (Junta Administrativa de Recursos de Infrações) do órgão responsável da cidade em que ela foi notificada. Em 30 dias, seu recurso terá que ser julgado e você receberá o seu veredicto nesse prazo.
Comece a carta respeitosamente: “Ilustríssimo Senhor Presidentes da JARI do (órgão responsável) do município de … (local onde a multa foi aplicada).
Na introdução, você deve se apresentar, escrevendo o seu nome, o seu endereço, o número do seu RG e do seu CPF. Explique que você pretende interpor o recurso contra a aplicação da penalidade descrita na autuação por uma suposta infração de trânsito, cuja notificação está anexa. A fundamentação para tal interposição se encontra na lei nº9.503/97.
Depois, explique o motivo da notificação, especificando o modelo e o ano do seu veículo e a suposta infração de trânsito cometida por ele.
Então, defenda-se explicando que você não estava na cidade na data da infração e tem como comprovar que estava ausente por meio de documentos ou testemunhas. Coloque em dúvida o bom funcionamento do equipamento do flagrante, que não deveria estar recebendo a manutenção necessária.
Para terminar a carta, peça que a multa seja anulada e que os seus pontos da Carteira de Habilitação não sejam retirados.
Peça pelo deferimento do seu recurso, escreva o nome da sua cidade, a data em que o recurso foi escrito e o seu nome por extenso. Assine-o e envie à JARI do órgão responsável por e-mail, fax, correio ou entregue-o pessoalmente.
Em 30 dias, você receberá a resposta ao seu recurso. Se tiver dúvidas quanto à confecção do recurso para data, horário e local incorretos, procure por modelos na internet. No entanto, evite copiar as cartas por inteiro, pois os juízes da JARI preferem os recursos personalizados porque eles têm mais consistência.
Para um material completo com mais de 100 recursos prontos, para as mais diversas infrações clique aqui.